top of page

5 livros para ensinar emoções aos miúdos


A 1 de junho celebrámos o Dia Mundial da Criança, mas ainda vamos mais do que a tempo de oferecer alguma coisa aos miúdos. E no que toca a prendas para os mais novos, os livros são sempre uma excelente opção — o papel não passa de moda e não se deixa substituir por nenhum ecrã.


Um livro é um amigo e pode ser uma grande companhia em vários momentos. Pode-nos fazer rir ou chorar, mas o mais importante é que nos prenda. É assim que apreendemos o que cada um deles tem para nos dar, é assim que nos marcam e que alguns nos acompanham para sempre. Quantos aos miúdos, para além da diversão garantida por uma boa leitura, há outro aspeto muito importante em cada livro que lhes passa pelas mãos: as mensagens e ensinamentos que levarão para a vida. Escolhemos cinco livros perfeitos para oferecer aos mais novos, que os vão divertir enquanto lhes ensinam tudo o que precisam de saber sobre emoções.


Era uma Vez uma Raiva de Blandina Franco

Era uma Vez uma Raiva conta a história de um sentimento — a raiva — que começa por ser muito pequeno, mas que é alimentado, cresce e toma proporções enormes. O livro escrito por Blandina Franco, que mereceu uma Menção Honrosa no Bologna Ragazzi Digital Award, organizado pela Feira do Livro Infantil de Bolonha, quer mostrar aos mais novos que emoções como a raiva são destrutivas e que precisam de ser geridas e controladas. Caso contrário, só nos farão sofrer. Sentimentos como a raiva tomam conta de nós sem que nos demos conta disso.


Exploradores Emocionais de Maria Mercè Conangia e Jaume Sauler

Este livro faz parte da coleção "Ecologia Emocional" e quer ajudar pais e educadores a trabalhar skills emocionais com os miúdos de forma criativa. Exploradores Emocionais é uma aventura em que o leitor percorre vários caminhos da grande viagem das emoções, de modo a trabalhar a confiança e a superar os seus medos. A mensagem é simples e muito importante: para além de cuidarmos do mundo exterior e do que está cá fora, há que ter muita atenção ao que está dentro de nós — o nosso mundo interior importa (e muito!). Temos de aprender a proteger-nos e a criar espaços onde nos sintamos seguros. Em Exploradores Emocionais, os miúdos são ensinados a trabalhar as emoções partindo da ecologia e do que os rodeia.

O Meu Diário das Emoções de Catarina Raminhos e Ana Mota Veiga

Há cada vez mais crianças a sofrer de stress e ansiedade. Nesse sentido, é essencial educá-las sobre estes temas e ensiná-las a gerir emoções.

Catarina Raminhos, mãe de três meninas, e Ana Mota Veiga, professora, juntaram-se para criar este livro que vai pôr os miúdos a ler enquanto os ensina a lidar com as próprias emoções.

É um diário divertido e interativo que até fala com as crianças: "Olá! Estou aqui para te ajudar a ser mais feliz. Nas minhas páginas, vais aprender o que são algumas emoções menos fixes (mas que todos sentem) e como lidar com elas. Vais também encontrar muito espaço para escreveres desejos, segredos ou o que quiseres. E não te preocupes, não vais perder muito tempo e vai ser divertido, prometo. Vamos a isso?" O Meu Diário das Emoções vai obrigar os miúdos a dar nome ao que sentem e a descobrir tudo o que se passa dentro deles, identificando todas as emoções.

10 Histórias para Ensinar às Crianças o que São as Emoções de Susana Pedro

Somos o que sentimos — alegria, raiva, medo, tristeza, fúria ou euforia. Apesar de não o reconhecermos muitas vezes, são as emoções que nos ajudam a lidar com tudo o que se passa connosco e à nossa volta. Com a idade, é suposto aprendermos a lidar melhor com elas, mas é desde sempre que a inteligência emocional deve ser estimulada.

Neste livro, Susana Pedro conta-nos 10 histórias divertidas e didáticas para ajudar a explicar às crianças o que são, ao certo, as emoções.

Cada história tem uma mensagem diferente e a autora, doutoranda em Ciências da Educação, pós-graduada em Neuro educação e fundadora da Sociedade do Bem, deixa ainda algumas dicas para trabalhar emoções com os mais novos.

O Monstro das Cores de Anna Llenas (Livro Pop-Up)

O Monstro das Cores explica as emoções às crianças através das cores. Com um conceito algo semelhante ao do filme Divertida-Mente, o protagonista deste livro é um monstro que muda de cor de acordo com o que sente. O único problema é que o monstro não sabe disso e não consegue perceber porque está sempre a mudar de cor. Quem o vai ajudar é uma menina, sua amiga, que lhe vai explicar o que é estar triste, alegre ou com medo.


15 views0 comments

Comments


bottom of page